Meus Mascotes

    Tudo começou quando eu tinha 13 anos estava na 8ª série na E.E.E.F Dom Hermeto, na cidade de Uruguaiana. Fui passar as férias de verão na casa da minha prima e que me perguntou se eu queria a "Gabi” (hamster chinesa)- claro que aceitei. Porem eu em Uruguaiana, meus pais tinham uma labrador, chamado Guri,  a experiência foi legal até o momento que a Gabi fugiu da gaiola e foi para os fundos de casa. Estava feito o furdunço, a mãe corria de um lado o pai do outro, minha irmã na volta (naquela época ela mais atrapalhava do que ajudava) e o cachorro na volta. No final deu tudo certo.
     Certo dia empretei a Gabi para cruzar com outro hamster... Dois dias depois veio uma noticia não muito agradável a Gabi tenhamos nós deixado para o "Mundo fantástico de Hantaro". Confesso que chorei muito. Apartir disso: Quem não gosta de animais não é pessoa confiável


Ela era calminha ao ponto que eu podia levar ela para a aula no bolso, dentro do estojo, etc.(GABI)

OBS.: a história continua


ALGUNS CUIDADOS COM SEU HAMSTER
A alimentação do hamster tem que ser variada, para que ele não fique enjoado de tanto comer a mesma coisa. Vá em uma Pet Shop e peça para alguém lhe mostrar as opções de rações. Leve a que contiver mais variações de comidas, como por exemplo: amendoim (não torrado), milho, ervilha, cereais, grão de bico, sementes de girasol, etc.

A mistura deverá para servir deve incluir: sementes, cereais e grãos crus - como aveia - milho, semente de girassol, semente de abóbora (sem sal), sorgo, trigo, ervilha, amendoim e castanhas, biscoito para cães (quebre em pedaços que o hamster possa segurar e roer).

Alguns suplementos podem ser dados eventualmente, com moderação (lembre-se que alimentos suculentos em excesso podem causar diarréia): frutas frescas, como maçã, melão, banana, pêra, uvas, etc. Evite as ácidas, como laranja, tangerina, grapefruit e abacaxi. Vegetais crus, como couve, chicória, couve-flor, espinafre, acelga, brócolis, repolho, cenoura, pepino, etc. Evite alface, que pode causar problemas de fígado. Vegetais cozidos, como cenoura, chuchu, batata, etc.

Alimente seu hamster diariamente, por volta das 18 horas. Ao encher o comedouro, verifique se há fezes ou urina dentro dele. Se houver, jogue todos os restos de comida fora, lave o comedouro com um desinfetante diluído em água e a seguir com sabão neutro. Enxague bem e certifique-se de retirar todo o cheiro de desinfetante.

Importante: Nunca alimente seu hamster com: manteiga, chocolate, doces, cebola, alho, misturas para outros animais com hormônios ou antibióticos, frituras.

- Tome cuidado ao pegar o seu hamster, veja se está faltando pelo em alguma parte do corpo e verifique também se os olhos estão brilhantes;
- Sempre deixe a gaiola limpa e troque todo dia a água e a comida, e sempre que puder varie-a.
- Nunca deixe o animal cair, uma queda pode ser fatal;
- Se possível coloque brinquedos para ele se exercitar, como por exemplo, rodinhas, tubos, escadas, globos, etc.
- Todo dia brinque com ele, para ele não ficar arisco (nervoso), para se acostumar com você.

Os hamsters são roedores, assim como o coelho e a cotia. Eles roem os alimentos em vez de mastigá-los. O hamster come segurando o alimento entre as suas duas patas dianteiras. Assim como as unhas, os dentes da frente dele nunca param de crescer, pois são constantemente desgastados. É importante que os dentes sejam desgastados o suficiente, pois se eles crescerem demais, podem acabar furando a garganta do animal e matando-o.

O hamster possui 4 dedos nas patas dianteiras e 5 nas traseiras. Possui também bolsas nas bochechas, que usa para transportar alimentos ou material para fazer a cama. O hamster sírio pode carregar até metade de seu peso nas bochechas!

O nome "hamster" vem da palavra alemã hamstern que significa "apropriar-se". Este apelido lhe foi conferido pelo hábito que o hamster tem de guardar alimentos em suas bochechas.

São animais noturnos, e seu período de atividade começa por volta de 18 hs, em geral. Arrumam suas próprias camas, levando pedaços de papel, cascas de sementes e outras coisas que encontrarem para dentro da casinha.


O tempo de vida máximo de um hamster é de 3 anos, mas a maioria morre por volta dos 2.

Limpeza de seu Mascote

Não há necessidade de limpar o hamster, pois ele se limpa sozinho, sem dificuldade, lambendo as patas e passando-as no corpo para "escovar" o pêlo. Mas existe uma mistura em pó, para dar banho seco(pode ser utilizadas em hamster's e chinchilas). Serve para absorver o óleos e gosdoras além de ajudar na boa aparência evitando fungos.  

OBS.: Leia o rótulo e as instruções de uso para não causar  danos ao seu hamster

Os hamsters sabem nadar, mas em geral não gostam de água e só entram nela em último caso - e a contragosto.

Existem muitas doenças de hamsters, porém por enquanto apenas algumas estão disponíveis.
Diarréia:

- Ela pode ser causada por superalimentação de legumes ou comida úmida. Um hamster que sofre de diarréia não deve ser alimentado com qualquer legume ou comida úmida até se re cuperar. Nos casos de diarréia prolongada deve ser procurado o conselho do veterinário.
Resfriados:
- Hamsters podem sofrer resfriados e devem ser mantidos mornos (mas não quentes). Se ele tiver dificuldade para respirar ou não se recuperar depois de alguns dias, deve ser procurado o conselho do veterinário.

Hibernação:

- Hamsters Sírios podem hibernar quando há uma mudança súbita na temperatura ambiente deles. Um hamster hibernando pode parecer duro e frio com pequena evidência de respiração, porém os bigodes podem ser vistos crispados em um hamster hibernando. Porque hamsters não fazem ' planos' para hibernar eles devem ser despertados para evitar desidratação e fome. Um hamster hibernando deve ser esquentado com suavidade até ficar ativo. Bastante comida e água devem estar disponíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário